terça-feira, 1 de março de 2011

10 Filmes que você precisa ver

Por Mare Soares

Aqui estou eu fazendo meu primeiro TOP 10 todo enrolado!
Primeiro eu pensei em fazer sobre o discursos mais bonitos do cinema, depois sobre os filmes mais emocionantes e no fim, decidi que facilitaria minha vida apresentar 10 filmes que todo mundo deveria ver antes de morrer XD
Nos dois últimos eu não me aguentei e botei duas cenas emocionantes dos filmes, se você não assistiu ainda, não assista ou receberá spoiler. XD 
Vamos lá!


10. Crepúsculo dos Deuses (1950)


Sinopse: No início um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo.
Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável.


9. Além da eternidade (1989)


Sinopse: Peter Sandich (Richard Dreyfuss) é um aviador que combate incêndios florestais e morre em um acidente. Ao chegar no Paraíso é apresentado a um anjo, que estimula o espírito de Peter a voltar para passar seu know-how para seu jovem sucessor, Ted Baker (Brad Johnson) e para ajudar Dorinda Durston (Holly Hunter), uma orientadora de vôo, a esquecê-lo. Após voltar como uma aparição invisível, Sandich acaba descobrindo que Ted está apaixonado por Dorinda.



8. Ao mestre com carinho (1967)


Sinopse: Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados e desordeiros, neste filme clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. Sidney Poitier tem uma de suas melhores atuações como Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. A classe, liderada por Denhan (Christian Roberts), Pamela (Judy Geeson) e Barbara (Lulu, que também canta a canção título), estão determinadas a destruir Thackeray como fizeram com seu professor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray, acostumado as hostilidades, enfrenta o desafio tratando os alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria. Quando recebe um convite para voltar a engenharia, Thackeray deve decidir se pretende continuar.


7. De volta para o futuro (1985)


Sinopse: Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50.
Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.


6. Uma mente brilhante (2001)


Sinopse: Uma Mente Brilhante é baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até o fim de sua vida.



5. A rosa púrpura do Cairo (1985)


Sinopse: Em área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo filmes.
Mas ao ver pela quinta vez "A Rosa Púrpura do Cairo" acontece o impossível! Quando o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e logo o ator que encarna o herói viaja para lá, tentando contornar a situação. Assim, ela se divide entre o ator e o personagem.


4. A Malvada (1950)


Sinopse: Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.

3. Filadélfia (1993)


SINOPSE: Promissor advogado (Tom Hanks) que trabalha para tradicional escritório da Filadélfia é despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da AIDS. Ele contrata os serviços de um advogado negro, que é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.





2. Perfume de mulher (1992) *


SINOPSE: Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O'Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer.
Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

"Cuidado com o tipo de líderes estão produzindo"

1. Sociedade dos poetas mortos (1989) *


SINOPSE: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno se torna o novo professor de literatura. Porém, ele propõe métodos de ensino que incentivam seus alunos a pensarem por si mesmos e apresenta aos alunos a Sociedade dos Poetas Mortos. Isto acaba criando um conflito entre os diretores que ainda pregam o método antigo e conservador.


Por fim, quero nos parabenizar por conseguirmos estar há UMA FUCKING DÉCADA sem ter nenhum filme memorável :D E não venham de Cisne Negro, porque em 10 anos ninguém lembrará que isso existiu e cá entre nós, não será nenhuma perda para o cinema. 
Interessante que ao selecionar esses filmes eu fiz uma passagem por vários outros, óbvio. Até porque desses filmes acho que menos da metade entraria para os meus preferidos. E deixei de fora clássicos como E o vento levou, filmes interessantíssimos como De olhos bem fechados ou clássicos adolescentes como Top Gun. Nisso, eu não desconsiderei os filmes atuais, mas o que eu posso fazer se estamos presenciando a decadência, não só do cinema, como da vida? 
Ah, eu sei, vocês vão falar em Avatar blábláblá. Avatar é um bom filme, com efeitos incrivelmente fodas, mas a história não apresenta nada de muito interessante.  
Também vão ter os palhaços que dizem que eu só gosto de drama, então vou lembrá-los de que De volta para o futuro e A malvada são comédias. Além da eternidade é Romance. 


Como eu fiz essa seleção? Todos os filmes que eu citei possuem algum elemento pelo qual mereçam ser lembrados. Vou citá-los:
Crepúsculo dos deuses - A decadência de uma forma de cinema. Quer filme mais atual do que esse? Vivemos  decadência do cinema decente para um show hollywoodiano de efeitos especiais e roteiros porcos.
Além da eternidade - Talvez o maior (e melhor) romance de todos os tempos. Spielberg é Spielberg. 
Ao mestre com carinho - A música. Sem contar a história que não tem nada de especial, mas mesmo assim consegue ser incrível.
De volta para o futuro - A idéia desse filme é genial! Spielberg é Spielberg.
Uma mente brilhante - Baseado em fatos reais e um show de tudo. De atuação, de direção, de roteiro, esse filme é perfeito.
A rosa púrpura do Cairo - Você vai rir. Woody Allen é um gênio. E não estamos lidando aqui com o meu filme preferido do Woody, estamos lidando com o filme preferido dele! E a parte irônica da história: ele não atua nesse filme.
A Malvada - Porque nem tudo é o que parece ser. Certo, Bette Davis? ;) (Quem sabe um pouquinho sobre Bette Davis e sua filmografia entenderá)
Filadélfia - Você vai chorar. 8D Tá aí um filme que eu considero uma lição.
Perfume de mulher - Se o Al Pacino não for motivo o suficiente para te fazer assistir um filme, você não é um ser humano e não é merece o meu respeito. 
Sociedade dos poetas mortos - Há aqueles que consideram o filme massante, chato, blábláblá. Eu considero foda, com uma mensagem mais foda ainda e foi a época de ouro do Robin Williams!


Carpe Diem, amigos! :)



12 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da lista!
Só assisti Uma mente brilhante e Sociedade dos poetas mortos, que é um dos meu favoritos também.
Beijos
Tarsila
DeSaLiEnAnDo

kumiho disse...

Psst, "maçante". :P

Bem, esses "top #" sempre são mais pessoais do que qualquer outra coisa, então vai muito da opinião de quem faz... gostei bastante da seleção, mas incluiria Clube da Luta [Fuck damnation, man! Fuck redemption! We are God's unwanted children? So be it!] e Réquiem para um Sonho [o único filme que já me tirou o sono um dia].

De filmes mais atuais, eu mencionaria O Labirinto do Fauno, O Violino Vermelho e Ponte para Terabítia [a abordagem mais triste para uma morte que já vi; chorei RIOS].

Da seleção, eu só não gostei muito de De Volta para o Futuro. De resto, realmente, todos filmes brilhantes.

Sandra disse...

-Ao Mestre com carinho
- Filadélfia
- Perfume de mulher (meu preferido!)
- Sociedade dos poetas mortos

Eu vejo, revejo e revejo... e assim o farei a vida inteira! :D

Adorei, Daws!

Carolina disse...

Sociedade dos Poetas Mortos é um pouco massante, mas eu gosto. Assisti numa aula de inglês que tive, a professora passou uma parte do filme, na mesma semana passei na locadora pra alugar e assistir inteiro.
Uma Mente Brilhante é incrivel. Adoro!

Beijos xx

Anônimo disse...

Achei bárbara essa seleção, muito bacana.
Vou aproveitar e colocar na minha lista alguns dos filmes indicados. E talvez rever outros.

beijos

Nine Stecanella disse...

Olá!

Achei seu blog por acaso, enquanto pesquisava algumas coisas na internet e adorei. Já estou seguindo. Parabéns!

Beijos!
@nine_stecanella
http://janinestecanella.blogspot.com/

fernanda disse...

OMFG!
Te amo!
Mas,Sociedade dos Poetas Mortos em número 1,foi broxante.Eu confesso.
Juro que esperava Cleópatra com a Liz ou até Laranja Mecânica...na verdade até Tubarão ,2001 ou O Senhor dos Anéis é melhor do que isso...
Segundo lugar Perfume de Mulher foi excelent!Esperei até um Spartacus ou um Breakfast at Tiffany´s.Mas sua lista..realmente...Parabéns!Bjos!

Unknown disse...

Hey flor *-* Minha lista diverge um pouco rsrs.
Aki, aceita parcerias?
Beijinhos. Mar
www.Imaginayre.blogspot.com

Thaís Cavalcante disse...

Ótima lista! Filmes incríveis! E o melhor para mim seria a Sociedade dos poetas mortos. O filme é muito bom! E concordo com você, a mensagem é incrível!

Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

Poliana Araújo disse...

Oii, primeira visitinha por aqui.
Adorei seu blog!
Seguindo, me segue tbm
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
bjss *-*

Unknown disse...

Ameeeiiii,,,

http://www.folliesofagirl.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Selinho pra vc no meu blog! Bjs
Obrigado pela dica <3

http://folliesofagirl.blogspot.com.br/

 

Livros Me Mordam Copyright © 2010 Edições por Rachel Lima | Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez