sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sangue de Lobo - Helena Gomes & Rosana Rios


Lobisomens, RPG, assassinatos e Minas Gerais. Que bicho dá isso? ''Sangue de Lobo'', livro impresso pela Farol.

''Em 'Sangue de Lobo', um antigo original de um livro que conta uma história de mistério e morte jaz esquecido num pequeno museu em um restaurante no sul de Minas Gerais. Duas jovens, Ana Cristina e Cristiana, em viagem com a família de Ana, encontram-no e leem a história. Elas ficam assustadas, pois o enredo do livro retrata exatamente o jogo de RPG que elas criaram com amigos em São Paulo. E o mais curioso - a história se passa na cidade onde vão passar as férias. Foi lá que ocorreram crimes em série no início do século XX. E, no mesmo local, 100 anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes - oito macabras bonecas de porcelana parecem corresponder às vítimas de um insano assassino serial. As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um jovem inglês do passado que luta contra a maldição da Lua Cheia.''





Em todas as minhas resenhas eu conto uma historinha para vocês de como eu consegui o livro resenhado. Esse não podia ser diferente. Eu freqüento o blog Mestre Das Resenhas e lá ele lançou um concurso cultural do qual eu fui a vencedora. Fiquei muito feliz. O livro chegou rapidinho aqui em casa, já que o Victor (autor do blog) mora aqui no Rio também.
Escolher um tema fantástico, atualmente, é complicado. O mercado literário está saturado de vampiros, lobisomens, bruxas e zumbis. Ainda assim as autoras se aventuraram a escrever esse livro. Para começar, a história se passa no Brasil, o que é louvável, já que muitos autores escrevem usando, como pano de fundo, outros lugares. Outra coisa que é bacana são os nomes das personagens, todos eles são condizentes com a nacionalidade e suas características. Mas e aí? Temática batida, autoras nacionais e sinopse mais comum impossível.
Será?
Com suas 518 páginas, o SdL traz a história de Ana Cristina e Cristiana (duas garotas que cresceram juntas na mansão de Ana Cristina). Uma rica, a outra apenas a filha da governanta, mas ainda assim elas era muito amigas. As garotas são jogadoras de RPG e, numa dessas ''aventuras'', elas ouvem uma história que as impressiona. Por ser muito próxima das filha dos patrões, Cristiana viaja com a família Sanchez de Navarra para Passa Quatro, em Minas Gerais. Mas lá coisas diferentes começam a acontecer. Assassinatos exatamente iguais a aventura que elas jogaram com seus amigos. Como? As garotas curiosas tentam descobrir o que está acontecendo e metem o bedelho onde não foram chamadas.
O livro se divide em duas partes denominadas ‘’Daniel’’ e ‘’Hector’’. Numa primeira olhada, achei que as autoras podiam ter dividido o livro em dois, já que ele é bem pesadinho. Mas quando terminei de ler a primeira parte eu entendi porque é um livro só. Se fosse dividido em dois eu morreria de desespero para ter o segundo livro. Hahaha.
As cenas, por vezes eletrizantes, engraçadas e até mesmo arrepiantes, são descritas de forma excepcional e extremamente bem colocadas. Todas as personagens são exibidas e escondidas na medida perfeita para que eu lesse por horas a fio e só descobrisse no finalzinho da história quem era quem. O livro me prendeu muuuuito. Sério. Apesar de eu estar cansada da temática fantástica com lobisomens ou vampiros, ‘’Sangue de Lobo’’ misturou vários elementos vitais para que um livro seja bom. Suspense, verossimilhança, ação, amor, vingança e morte em boas pitadas.
Helena e Rosana apresentam, desenvolvem e finalizam a história com maestria e a experiência que elas tem. Também notei que as autoras fizeram bastantes pesquisas para construção da história e usaram muito a criatividade. Não a um ponto sem nó durante a leitura. Linha de tempo, características de personagens, motivações e o ‘’gran finale’’ são mostrados da maneira mais perfeita possível. Notável como a leitura foi rápida (num espaço de 2 dias eu tinha terminado), apesar de ser um livro grande.
 E depois de muita ação, corre-corre e uma reviravolta danada de boa, o fim te dá uma sensação de abandono. Característica óbvia quando um livro tão gostoso acaba. Não sofra, querido leitor, haverá continuação. As autoras já trabalham para construí-la. Indico essa história para qualquer pessoa interessada em leitura sobre lobisomens. Não perca a chance de se reapaixonar pelos peludinhos. Até que o segundo livro chegue a mim, vou sofrendo com a saudade dessa trama sensacional.

12 comentários:

Sandra disse...

Eu tô doida pra ler esse livrooooooooooooo! Eu queroooo!

Beijos, meninas!

kumiho disse...

Só conhecia da Rosana Rios o Da Matéria dos Sonhos, um dos poucos livros-de-escola de que realmente gostei. Fora os artigos dela do Torech Ungol, que também são excelentes. Tenho a impressão de ser uma mulher muito culta, muito inteligente. E, claro, escreve de forma deliciosa. Só por ter a mão dela deve ser um refresco esse Sangue de Lobo, depois do massacre de brilhantes e tanquinhos promovido pela Stephenie Meyer, além de finalmente termos algo ambientado no nosso país. Ultimamente a literatura nacional recente tem me desapontado, mas ler a resenha me animou novamente. Valeu a dica. ;)

Maressa disse...

Gente eu nunca tinha achado um livro que eu me interessasse mesmo, no começo quando peguei ele na biblioteca da minha escola fiquei com uma preguiça em ler tudo aquilo, mas quando comecei a ler as primeiras paginas passei a sexta e o fim de semana sem sair do quarto, só lendo!
AMOOO ESTE LIVRO! Bem que poderia ter o volume dois. estas autoras fizeram um bom livro.

Anônimo disse...

EU LIIIIIIIII *-* na biblioteca da minha escola ,escondido ainda na caixa do pnde eu encontrei essa maravilha e devorei em um dia e meio *-* sem parar pra respirar. Escovei os dentes com o livro , e contei com o apoio da lanterna do celular pra não ter de parar a leitura a noite .Um livro inenarrável ,inigualável ,incomensurável , incontestavel ,perfeito *-* e agora vou chupar o dedo esperando pela continuaçaõ ç.ç

Bibi disse...

Sangue de Lobo é extremamente maravilhoso! Estou louca pra ler a continuação, alguém sabe me dizer se já está disponível? Obrigada.

Nara Lockwood disse...

Eu li esse livro e ameeeeei!

Dani Lisaa disse...

Sangue de lobo está na lista dos meus livros preferidos, eu amei a história, o suspense e os personegens.Esse livro prendeu a minha atençao, eu li em 3 dias sem parar, levando pra escola(lendo durante as aulas u.u), em casa, no carro, enfim nesses 3 dias não fiz nada além de ler *--*
parabéns as autoras pelo trabalho maravilhoso, criativo e inovador.
tenho certeza que a continuaçao será tão boa quanto o original :)

Eduarda M. disse...

Amei o livro 'Sangue de Lobo', não gostava de ler ate conhecer esta obra, agora só esperar a continuação..Enquanto espero vou lendo outras obras sobre lobisomens pois me apaixonei.. Alguém tem algum titulo bom ?

Anônimo disse...

amei o livro .

Anônimo disse...

Realmente muito empolgante do começo ao fim eu não conseguia parar de ler, perfeito o livro!

Anônimo disse...

Esse livro eh simplesmente maravilhoso. Te encanta a cada capítulo e quando você vai ver já estar mais envolvido do que imagina!
Eu até sonhei com essa história. uiii, medo! rsrsrs

Anônimo disse...

Já li 4 vezes este livro consegui ler ele logo que lanço. É perfeito do começo ao fim, você fica tão empolgada com a história que quando percebe o livro já ta acabando. Gostaria muito de vê-lo em filme, seria muito legal também. E Helena Gomes e Rosana Rios estão de parabéns por terem escrito um livro perfeito.

 

Livros Me Mordam Copyright © 2010 Edições por Rachel Lima | Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez