domingo, 28 de novembro de 2010

Resenha - Cira e o Velho - Walter Tierno


Olá, pessoas! Tudo bem? Domingão é dia de ''Coluna Nhac²''
Eu trouxe resenha de um livro que eu gosto MUITO! Então abram seus corações e degustem, porque esse livro me mordeu!
Mas antes, se intere um pouquinho sobre a história.


Sinopse:
''Cobra Norato é um amante da vida. Pelas margens dos rios, espalhou paixões, filhos e filhas. Uma delas é Cira, que nasceu do ventre da bruxa Guaracy. Sua alegria de viver é tão intensa quanto seu ódio pelo homem que a deixou para morrer: o Velho. Domingos Jorge Velho é um caçador de homens. Ele toma a liberdade dos índios e a entrega aos brancos de além-mar. É um guerreiro, sem outra fé além do ouro e da propriedade. Cira caminha pelo País que surge, que é desbravado e desmatado. Ela persegue o rastro de Domingos. Ela encontra o ocaso da magia e a ascensão da pólvora. Em Palmares, os inimigos se enfrentarão e, nessa guerra, se descobrirá quem é o proprietário do novo mundo.''



 Na primeira vez que se li essa sinopse fiquei intrigada, no mínimo. Por Que um homem que teve tantos filhos ao longo das margens de rios tem uma filha que se destaca? O que Cira tem de especial? Como ela se vingaria de Domingos? Aliás, de onde eu já tinha ouvido aquele nome?
Querido leitor, Cira e Domingos são os protagonistas dessa história e não é sem razão. Entre eles há uma tensão, uma atmosfera de vingança além do que se possa explicar sem dar spoilers. (hahaha) Mas não vou colocar o carro na frente dos bois. Vamos por partes.



Há muito tempo eu, Rayana, não lia um livro de autoria nacional com tanto gosto. Muito menos um que envolvesse FOLCLORE! Sim! Pasmem! Nesse momento em que vampiros, lobisomens e zumbis com suas histórias fantásticas vêm dominando o mercado literário,
Walter Tierno encarnou Monteiro Lobato e resolveu mostrar que o Brasil tem muita coisa boa! Digo Lobato porque lembrei muito dos episódios do Sítio que eu assistia e ficava vidrada na Cuca, no Saci, no Boitatá.. Impressionante como nosso universo folclórico é rico!



.
Ao longo das 232 páginas do livro um narrador mostra seu interesse pela filha de Cobra Norato com a Bruxa Guaracy, nossa Cira. Ele percorre caminhos querendo saber da história dela, por onde andou, o que fez, quem conheceu e todo o mais. Já nas primeiras páginas eu me via tão alucinada por Cira quanto o próprio narrador. A cada linha eu imagina os próximos passos e admirava o quão bem escrita e estruturada a narração.
Walter Tierno não poupa detalhes, nem em palavras nem com suas ilustrações. Usando o realismo fantástico ele te faz mergulhar no mundo encantador, apesar de triste, que é a história de Cira. Com relatos de várias personagens como Dona Nhá, Cobra Norato e um Padre, fui conhecendo a fundo a vida da guerreira.
O autor cuidou de cada ponto, desde o menor detalhe folclórico até a última ilustração. Com um traço muito bonito, as páginas te mostram personagens, cenas, e te fazem sentir inveja dessa habilidade incrível que Tierno têm. (Inveja, mas com todo respeito! hahaha.)


Não importava o quão rápido eu lesse, mais eu queria. Virava as páginas vorazmente enquanto via a maldade de Velho ser disseminada até tocar Cira. Não foi aleatório. Toda a desgraça da história é motivada por Maria Caninana, tia de Cira. A mulher-cobra tinha inveja de seu irmão e queria vingança. Sim. A vingança é a motivadora do início ao fim. Primeiro Caninana, depois Cira, depois Velho e.. e.. Ah! Leiam o livro!
Em meio a sentimentos como amor, ódio, amizade e companheirismo eu fui tomada e senti, bem dentro de mim, o prazer que dá ter um belo livro como esse em mãos. Lá pelo fim, quando eu me doía por saber que a história já estava acabando, Walter ainda fez mais revelações e reviravoltas! Ai ai! Meu coração bateu forte e minha boca não conseguiu ficar fechada. Para arrematar o cenário mais bacana foi PALMARES! Eu fiquei boba! hahaha. No fim, eu me apaixonei por Cira em toda sua beleza e força. Me apaixonei pelo carinho com que o livro parece ter sido feito.

Cira e o Velho é o tipo de livro para mostrar que uma boa história se faz com criatividade e amor. As páginas te fazem ver que não se precisa abandonar a cultura nacional mas, sim, valorizá-la! Parabéns a Walter por toda sua dedicação e talento! O livro está SUPER RECOMENDADO 

Quer saber mais sobre Cira?

Grande beijo! Espero que leiam o livro! Porque sei que vão gostar! ;)


Ray Miccolis

Resenha originalmente postada no blog CksBook

0 comentários:

 

Livros Me Mordam Copyright © 2010 Edições por Rachel Lima | Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez