Por Mare Soares
Título: Entre o amor e a amizade
Autor: Bianca Briones
Páginas: 256
Editora: Lexia
Edição: 1
É difícil escrever sobre algo que não é apenas um livro para um autor. É uma cria. E fica mais difícil ainda quando esse autor é muito querido para nós. E por mais aberto que sejamos as críticas, sempre haverá a questão de ser nosso, de ser querido e perfeito aos nossos olhos. =P
Eu também “pari meu filho”.
Então a primeira coisa que vou pontuar é: Romance de amor não é a minha praia. Eu não tenho muito gabarito para falar deste gênero justamente por isso. Mas, posso passar as minhas impressões como leiga no assunto.
Acho que em relação ao livro, a primeira coisa que devemos ressaltar é que a autora escreve muitíssimo bem. Ela conseguiu transformar uma temática que não me agrada em algo que eu li até o final e li rápido. Ela conduz a história de forma leve e agradável.
Outro ponto positivo é que foi uma leitura boa. O que eu quero dizer com isso é que eu me diverti lendo, logo, o livro cumpre o seu papel.
Um ponto que eu particularmente critico, não somente neste livro ou gênero, mas em boa parte dos romances atuais é a questão da perfeição. Por que nossos protagonistas precisam ser perfeitos? Por que são sempre os mocinhos, de coração bom e que abrirá mão do seu eu para a felicidade do outro? Isso é o que eu não concordo.
Eu li o livro faminta por ele devido à temática. A relação entre melhores amigos se amando e encontrando dificuldades para ficarem juntos justamente por serem amigos. E, cara, isso é realista. Quem nunca viveu isso? Eu VIVO isso hoje mesmo. E aí a minha sede pelo final feliz – mesmo quando eu detesto final feliz. E o que eu senti falta no livro foi justamente esse “Q” de realidade das personagens. Eu queria ver na Vivi uma Mare. E comecei vendo, já que ela é chatinha e anti-social que nem eu, que troca saídas por livros e filmes. Mas isso não se concretizou até o final. Eu comecei a descobrir todas as perfeições da Vivi e perder a identificação. Claro que isso é uma questão totalmente pessoal XD. Em relação ao Rafa, foi a mesma coisa. Rafa é perfeito, ele tem tudo o que toda mulher quer e, inclusive, em determinado momento do livro, ele incorpora sua versão “anti-herói”. O que eu senti um pouco de falta foi de flashbacks para explorar melhor algumas questões, o que já foi esclarecido pela autora, devido a quantidade de páginas. E senti falta de identificação com a minha figura de melhor amigo. Ele, sem dúvida, é um amigo exemplar, mas ele não falha. Ele age como um perfeito cavalheiro o tempo todo, ele não fica puto e manda a Vivi tomar no cu nunca. E até durante as brigas ele é um príncipe. Isso me deixou triste. Meu melhor amigo não é um príncipe e provavelmente por isso que eu gosto dele.
Outro ponto a favor do livro são os personagens secundários: Lucas, primo de Rafa e Rodrigo, irmão de Vivi. Eles são divertidos e me geraram boas risadas. Eu senti a humanidade neles e gostei exatamente por isso.
Um ponto negativo, não pro livro, mas pra mim, é que eu fiz uns cursos de roteiro e literatura. E recebi folhas com todos os problemas e resoluções existentes. São mais de 50, mas, depois de ler isso, nada mais me surpreende.
Aliás, outra coisa muito interessante no livro é a relação com a atualidade. A Bianca faz diálogos via MSN, fala de músicas atuais e ambienta nos dias de hoje. O que eu gostei muito.
Por fim, é um bom livro. Merece ser lido. Com certeza agradará muito todos os fãs do gênero. Não me agrada tanto porque não é minha temática, mas cumpre seu papel como entretenimento. =) E como primeiro livro, eu quero dar meus parabéns pra autora! Estamos aguardando os próximos, né? \o/
1 comentários:
Adorei a resenha, Mare.
Como já tínhamos conversado, em todo livro é questão de identificação e momento mesmo. Ainda posso escrever a história da Mare. rsrs
Não tem como o Rafa mandar a Vivi tomar no c... não. kkkk Acho que ele não conseguiria nem que ele quisesse muito. Faz parte da personalidade calma dele. Já o Rodrigo talvez mandasse algum amigo para aquele lugar, mas provavelmente não a Vivi. rs Existem amigos e amigos, né? rs Cada um é de um jeito.
Fiquei muito feliz que tenha gostado, principalmente por não gostar do gênero. =D
Obrigada pelo carinho!
Beijo
Postar um comentário